por feg publicado 11/03/2021 12h20, última modificação 11/03/2021 12h20
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 23 DE ABRIL DE 2019.

Aos 23 dias do mês de abril do ano de 2019 (dois mil e dezenove), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela, sob a Presidência do senhor Vereador Ronaldo Luciano da Costa, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Djalma Laurindo da Silva Junior, Francisco Canindé de Menezes, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Marcos Aurélio Alves de Morais, Max Iran Morais, Pedro Alves Cabral Neto. Ausente o Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal. O Presidente declara aberta a Sessão convidando o segundo secretário para fazer à leitura da ata anterior que depois de lida foi aprovada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente, foram lidas as matérias em pauta: Ofício nº 069/2019 GP, encaminhando o Projeto de Lei nº 004/2019. Projeto de Lei nº 004/2019 que dispõe sobre as diretrizes para elaboração da Lei Orçamentária de 2020 do Município de Felipe Guerra/RN. Indicações nº 026/2019, do Vereador Pedro Alves Cabral Neto. Ofícios nº 030, 047, 053/2019, Secretaria Municipal de Saúde de Felipe Guerra/RN. Ofício nº 002/2019, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura Familiar. Comunicado da COSERN, para esta casa de Leis, em 11 de janeiro de 2019.  Informativo: Associação Brasileira dos Servidores de Câmaras Municipais, XXI encontro nordestino de Vereadores e servidores, dias 24 a 28 de abril de 2019 Natal/RN. Ofício nº 001/2019, comunicado ao congressista Vereador presidente Ronaldo Luciano da Costa. Ofício Circular nº 003/2019, encaminhado aos Deputados Federais do Rio Grande do Norte, Luiz Benes, Eliezer Girão, Carlos Alberto Rosado, Fabio Farias, Natalia Bastos. Ofício nº 018/2019, encaminhado ao Deputado Federal, Beto Rosado. Projeto de Resolução nº 001/2019, concede reajuste salarial aos servidores públicos efetivos da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN. No Grande Expediente: Fez uso o Vereador Jânio Nilson Silveira Barra, cumprimentou o presidente, Vereadores e demais presentes na casa. Iniciou falando de uma situação preocupante, pois, conversou com os agentes de endemias a respeito da situação que se encontra as ruas, com relação às chuvas, pois, em várias cidades já existe o programa de incentivo ao combate de epidemia de dengue, e nesse período de chuvas pode se alastrar. Pediu que a secretaria de Saúde, juntamente com os agentes de endemias e saúde, fizesse campanha de incentivo para combater a dengue, sendo isso, uma preocupação, porque se tiver prevenção quem ganhará é o Município e a população. Disse aos estudantes que estavam á disposição para ajudar a todos. O Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, cumprimentou o presidente, Vereadores, funcionários da casa, parabenizou os senhores presentes na sessão, estudantes, e amigos que assistem sempre as sessões, que todos sejam bem-vindos, pois, é importante vê o que se passa na Câmara. Parabenizou o Vereador Jânio Barra, pela preocupação com a prevenção da dengue. Falou da preocupação com as pessoas que andam de motocicletas, fazendo referência ao rapaz que sofreu um acidente, para todos tomarem cuidado nos finais de semana e com as estradas e bebedeiras, pois, não combina transporte com bebida. Lamentou sobre a insegurança no estudo, como também, a falta de policiamento no Município de Felipe Guerra. Sobre o transporte dos universitários, disse ser de conhecimento as dificuldades que o Município está passando, mas que contasse com o apoio de todos, pois, o conhecimento é a base de tudo. Sobre a sessão passada, o que foi falado pelo Vereador Jânio Barra; disse que estar Vereador, pois, politica não é profissão, é uma coisa passageira, agradeceu a oportunidade. O Vereador Max Iran de Morais, cumprimentou o presidente, Vereadores, assessor Joel Canela, agentes de endemias, alunos universitários, e demais presentes. Usava a tribuna feliz, em saber que o ônibus do Arapuá e Mulungu foi resolvido, pediu solução e foi acatada. Convidou a população felipense, para no dia 07 de maio participar da sessão ordinária, na oportunidade será convidado para se fazer presente o Delegado regional de Apodi, para falar da falta de segurança, que assola o Município, que é preocupante, na oportunidade também, irão visitar o secretário de segurança do Estado, para pedir providências com carros e efetivos, pois, Felipe Guerra não pode ficar à mercê da falta de segurança. Agradeceu a oportunidade. O Vereador Pedro Alves Cabral Neto, cumprimentou os senhores Vereadores, funcionários da casa, registrou a presença de Emerson, agentes de endemias, e estudantes presentes. Disse aos alunos que poderiam contar com os Vereadores, que iriam resolver esse problema. Falou sobre o projeto de agente de endemias que precisa ser discutida, para que ninguém seja prejudicado. Agradeceu a oportunidade. Na Ordem do Dia: Foi para votação, o Projeto de Resolução nº 001/2019, concede reajuste salarial aos servidores públicos efetivos da Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, o mesmo foi para votação e aprovado por Vereadores presentes. Na Hora da Comunidade: Usou o jovem Galmon Junior, para falar sobre o transporte. Nas Explicações Pessoais: Fizeram uso os Vereadores; Max Iran de Morais, Marcos Aurélio Alves de Morais, Pedro Alves Cabral Neto. E como não havia mais nada para o momento a sessão foi encerrada. Eu________2º secretário transcrevi a presente ata que vai assinada por mim, pelo presidente e demais Vereadores presentes.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva. Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, em 23 de abril de 2019.