por feg publicado 12/03/2021 01h56, última modificação 12/03/2021 01h56
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 21 DE MAIO DE 2019.

Aos 21 dias do mês de Maio do ano de 2019 (dois mil e dezenove), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela, sob a presidência do senhor Vereador Ronaldo Luciano da Costa, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Djalma Laurindo da Silva Junior, Francisco Canindé de Menezes, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Marcos Aurélio Alves de Morais, Max Iran de Morais, Pedro Alves Cabral Neto. O Presidente declara aberta a Sessão, convidando o segundo secretário para fazer a leitura da ata anterior que depois de lida foi aprovada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente: foram lidas as matérias em pauta: Oficio nº 081/2019, Poder Executivo, encaminhando as leis nº 434, 435, 436/2019, e informações das Indicações ao Prefeito nº 01, 02, 03, 04, 05, 018, 019, 020, 021, 022, 024, 025, 026/2019. Oficio nº 082/2019, solicitando as cópias das atas das sessões do dia 30/04/2019, 14/05/2019 e os pareceres da CLJRF, dos vetos do Executivo aos projetos de Lei nº 001/2019 e 011/2017, do Poder Legislativo. No Grande Expediente: Fez uso o Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, cumprimentou o Presidente, Vereadores, secretário Dulcivan, grupo art-é-ria, abelhar. vice-Prefeito Salomão Gomes, agentes de endemias e demais presentes na casa do povo. Disse que os convidados, como, não compareceram, o projeto ira tocar para frente, pois, precisamos de esperança e o presidente está de parabéns por convidar os gerentes do Banco do Brasil, Bradesco e Caixa Econômica, para vir à casa discutir a importância dos caixas eletrônicos, e fazer com que os bancos tenham compromisso com nossa cidade. Pediu ao presidente para fazer Moção de Pesar ao Chefe do Cartório de Porto Alegre, Mairan Araújo, que faleceu de forma triste. Parabenizou o presidente por convidar em todas as sessões, pessoas para vir dar explicações na casa do povo, pois, quem não respeitar o Legislativo, não merece ser respeitado; pediu que os convites fossem refeitos. Falou sobre o espaço para o Delegado receber às pessoas uma vez por semana, e esse era o seu desejo de todos os pedidos, encerrando sua participação. O Vereador Jânio Nilson Silveira Barra, cumprimentou o presidente, Vereadores, Edvaldo Barbosa, assessor Joel Canela, agentes de endemias, projeto abelhar, secretário Dulcivan, vice-Prefeito Salomão Gomes. Falou da preocupação de todos os Vereadores, que esperavam o povo do Banco, que não compareceram; Falando do Caixa Eletrônico do Bradesco, que existe mas não funciona, disse, que a casa não está omissa e sim preocupada, pois, as autoridades do Município foram as agencias tentarem solucionar e ate hoje não se resolveu; Falou sobre os animais soltos no meio da rua, deixando muitos insatisfeitos. Agradeceu ao Deputado Beto Rosado, pela emenda solicitada para o Município, que foi contemplado, com carro para os agentes de endemias, e se Deus quiser irá, também, chegar um trator para a secretária de Agricultura, através da emenda de autorias de Genilson e Jânio; Agradeceu a participação. O Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, cumprimentou o presidente, Vereadores, Secretário Dulcivan, blogueiros, funcionários da casa, todos que acompanhavam pelas redes sociais. Disse que estavam com os ânimos mais calmos, pois, na sessão passada teve debates agitados. Parabenizou o Vereador Jânio, pelo carro adquirido com o Deputado Beto Rosado, para a nossa cidade, em parceria com o mesmo, isso é muito importante; Falou também da parceria com o Deputado Rafael Motta, que esse ano destinou mais de meio milhão para a cidade de Felipe Guerra, e os Vereadores tem que procurar pessoas que tenha compromisso com o Município; Disse que o Município, ainda não recebeu ajuda do Deputado João Maia; Falou com relação à sessão passada, com algumas palavras dita pelo professor, que contribuiu muito para o Município, falou como amigo e explicou o ocorrido sem ferir ninguém, apenas esclarecendo. Sobre os caixas eletrônicos, disse que, é uma falta e uma dificuldade. Falou sobre a Petrobras, contratação e emprego que estão parados, mas, com expectativas de empregos, deixava sua preocupação com relação ao assunto; Agradeceu a todos e a Deus por estar mais uma vez na casa do povo. O Vereador Pedro Alves Cabral Neto, cumprimentou os Vereadores, vice-Prefeito Salomão Gomes, Secretário Dulcivan, agentes de endemias, advogado Dr. Joel e todos os ouvintes que assistia pelas redes sociais; Parabenizou o Projeto art-é-ria, disse, que podem contar com seu apoio, sobre o Projeto dos agentes de saúde estão a disposição e irão se reunir para resolver o problema dos mesmos. Fez um relato sobre o projeto de Lei de autoria do Vereador Francisco Ubiracy, dizendo que é inconstitucional, pois, o Poder Legislativo não tem o poder de administrar, e sim o Poder Executivo, agradeceu sua participação. Na Ordem do Dia: Não houve matérias para votação. Nas Explicações Pessoais: Fizeram uso os Vereadores. Na Hora da Comunidade: Usou o senhor Secretário de cultura Dulcivan Fernandes, para falar sobre o terreno do grupo art-é-ria, teatro e dança. O presidente da casa agradeceu a presença de todos, convidando para a próxima sessão. E como não havia mais nada para o momento a sessão foi encerrada. Eu________2º secretário transcrevi a presente ata que vai assinada por mim, pelo presidente e demais Vereadores presentes.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva. Câmara Municipal de Felipe Guerra, em 21 de maio de 2019.