por feg publicado 16/03/2021 16h15, última modificação 16/03/2021 16h15
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 17 DE SETEMBRO DE 2019.

Aos 17 dias do mês de setembro do ano de 2019 (dois mil e dezenove), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela, sob a presidência do senhor Vereador Ronaldo Luciano da Costa, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Francisco Canindé de Menezes, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Marcos Aurélio Alves de Morais, Pedro Alves Cabral Neto. Ausente os vereadores: Djalma Laurindo da Silva Junior, Max Iran de Morais. O Presidente declara aberta a Sessão, convidando o Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, para fazer parte da mesa como primeiro secretário, na ausência do Vereador Max Iran de Morais. Em seguida convida o segundo secretário Genilson Santana de Nogueira, para fazer a leitura da ata anterior, que depois de lida foi aprovada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente: Foram lidas as matérias em pauta: Projeto de Decreto Legislativo nº 004,005/2019, aos senhores: Isaias Cortez Reis, Jorge Ricard Jales Gomes, autor do decreto; Francisco Canindé de Menezes. Projeto de Decreto Legislativo nº 06/2019, concede titulo de cidadã felipense a senhora; Líria Cavalcante Maia. Projeto de Resolução nº 02/2019, Cria a escola do legislativo de Felipe Guerra/RN, denominada Profª Francisca Eudivan de Góis, Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN. Ofício nº 01/2019, do Poder Executivo. Decreto nº 270/2019, dispõe sobre as datas de vencimentos do IPTU, Imposto predial territorial urbano, e da taxa de lixo, exercício 2019 e da outras providencias. No Grande Expediente: Fez uso o Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, que cumprimentou o presidente, vereadores, agricultores, e demais presentes. Iniciou falando na politica, e disse, que o Rio Grande do Norte, recebeu os Governadores do nordeste para falar da bandeira do nordeste para gerar emprego em conjunto com as cidades do nordeste; Falou do projeto de legalização fundiário, e suas organizações sobre arrecadações, citando exemplo; que a  feira livre do município não contribui com arrecadação; Falou que, tem que avançarem com projetos para o desenvolvimento do Município, tem que legislar, e trabalhar; Citou exemplo da FORTEX, para trazer incentivo para que se instale em Felipe Guerra, organizar o município para que se construa o aterro sanitário; pois, precisam enfrentar essa situação, sem questão política, e de lado, pois, Felipe Guerra passa por dificuldades e precisam buscar soluções, e se trabalharem juntos encontrarão as soluções; Parabenizou o vereador Genilson pelo seu aniversário. O Vereador Francisco Canindé de Menezes, cumprimentou o presidente, vereadores, funcionários da casa, agradeceu a Deus, por mais um dia na casa do povo, agradeceu a presença dos amigos João, Nelson, presidente do PT Adailton, Duquinha, e todos presentes na sessão. Parabenizou o vereador Genilson, assessor Joel, parabenizou o colega Ubiracy, pela sua fala muito importante. Disse que o legislativo tem trabalhado numa união muito grande. Disse que na gestão de Pedro Cabral, trabalharam unidos; Parabenizou o presidente Ronaldo, e a mesa diretora que vem fazendo um trabalho com transparência, votando projetos de interesse do município, e do legislativo; Falou de um parecer em pauta na casa, e que já cobrou do legislativo várias vezes, e que o presidente convocasse os vereadores e colocasse esse parecer em votação, pois, se passaram quase um ano que está na casa do povo, e, é de responsabilidade do legislativo. Falou que o tribunal pediu o parecer da câmara, e o legislativo tem que colocar em votação; Agradeceu sua participação. O Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, cumprimentou o presidente, vereadores, e senhores presentes. Iniciou falando sobre o parecer que está na casa, pediu ao presidente que colocasse para ser votado, pois, veio do Tribunal de Contas, e precisa que cada um tenha sua opinião, pediu que sua cobrança fosse registrada em ata, disse que todos os colegas tem sido coerente, parabenizava o colega Ubiracy, pela sua fala, sendo oportuna; Falou sobre os animais nas ruas, e a casa precisava enviar documentos ao dono dos animais para retirar do meio das ruas, para evitar acidentes, deixava seu apelo aos proprietários para que não sejam penalizados; Falou sobre a FORTEX, a empresa em que trabalha, que irá dominar aqui na região e com certeza irá beneficiar a nossa cidade. Encerrou sua participação. Na Ordem do Dia: Foram para votação as matérias em pauta: Parecer nº 032/2019, o mesmo foi para votação, e aprovado por Vereadores presentes. Projetos de Decreto Legislativo nº 002, 003/2019, aos senhores Alison Andreot Batista, e Alef da Costa Caetano, os mesmos foram aprovados por Vereadores presentes. Na Hora da Comunidade: Não houve inscritos. Nas Explicações Pessoais: Fez uso os Vereadores: Francisco Canindé de Menezes, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Genilson Santana de Nogueira e Marcos Aurélio Alves de Morais. E como não havia mais nada para o momento, a sessão foi encerrada. Eu________2º secretário, transcrevi a presente ata, que vai assinada por mim, pelo presidente, e demais vereadores presentes.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva. Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, em 17 de setembro de 2019.