por feg publicado 16/03/2021 16h02, última modificação 16/03/2021 16h02
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 10 DE SETEMBRO DE 2019.

Aos 10 dias do mês de setembro do ano 2019 (dois mil e dezenove), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela, sob a presidência do senhor Vereador Ronaldo Luciano da Costa, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Djalma Laurindo da Silva Junior, Francisco Canindé de Menezes, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Marcos Aurélio Alves de Morais, Max Iran de Morais, Pedro Alves Cabral Neto. O Presidente declara aberta a sessão, convidando o segundo secretário, o vereador Genilson Santana de Nogueira, para fazer a leitura da ata anterior que depois de lida foi aprovada por vereadores presentes. No Pequeno Expediente: foram lidas as matérias em pauta: Projeto de Decreto Legislativo nº 02, 03/2019, concede titulo de cidadão felipense, aos senhores; Alisson Andreot Batista da Costa e Alef da Costa Caetano. No Grande Expediente: Fez uso da palavra o Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, que cumprimentou o presidente, vereadores, funcionários da casa, e demais presentes na casa do povo. Iniciou falando dos cursos e treinamento, dizendo do compromisso das Câmaras, comprometidas em abrir as escolas legislativas, sendo necessário o interesse dos vereadores em participar; Falou da comenda Pedra de Abelhas, para ser entregue; Registrou a presença do jogador Gledson; E disse ser a oportunidade dessas entregas quando se tem amor pela terra; Falou da felicidade de participar das eleições do partido dos trabalhadores felipenses, onde foi conduzido ao cargo de presidente do PT; Adailton Alves, que tem um papel muito importante a desempenhar. Falou que foi a comunidade de Santana participar do programa na FM Liberdade, falou da importância dos vereadores na cidade. Comentou sobre a reunião que acontecerá no dia seguinte para discutir o orçamento sobre a agricultura, que será muito importante; Falou do esforço da Governadora em participar, correndo atrás, então, está na hora dos vereadores correrem atrás em busca de recursos com os parlamentares, para isso, precisa de união. O Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, Cumprimentou o presidente, vereadores, senhores presentes, ouvintes que assiste pelas redes sociais, agradeceu a Deus por mais uma sessão; Iniciou comentando sobre um programa de rádio, onde foi falado que o Deputado gastou mais de 60 mil reais, reforçando que estava na hora do país, e dos políticos maiores rever e mudar a forma de repasse, pois, não se vê beneficio nenhum na saúde, e segurança, e os salários a serem recebidos, os Estados e Municípios não tem condições de pagar; Sobre o programa da FM, ouviu o colega Ubiracy, muito importante, comentou sobre o assunto dizendo que política tem que ter oposição e situação, e o colega tem que decidir de qual lado deve estar, agradeceu a participação. O Vereador Max Iran de Morais, cumprimentou o presidente, vereadores, senhores presentes, Adailton do Brejo, Gledson, e demais amigos na casa do povo; iniciou parabenizando o conterrâneo Joelmir Canela, filho do advogado Joel Canela, aprovado na OAB, uma vitória na classe estudantil. Registrou a eleição para a escolha do presidente do PT, onde foi eleito Adailton do Brejo, desejou parabéns para toda a organização do PT, pois, no próximo ano as eleições terá participação de todos os partidos; Registrou o falecimento de Petronilo Gomes Neto, conhecido por “Nilo de Deda”, nossos sentimentos a toda família. Registrou que meses atrás veio a casa falar sobre uma unidade de laticínio que iria ser construída na comunidade de Santana, e muitos tornaram como piada e hoje graças a Deus a unidade está sendo construída e será entregue toda equipada, uma luta da APRUC, que irá gerar emprego e renda para toda zona rural da região, irá produzir queijo coalho, manteiga da terra, creme, nata, isso será muito importante, um meio de se fortalecer a agricultura, mas também, projetos importantes que a APRUCS, venceu licitação junto ao instituto federal de Apodi IFRN, irá fornecer a partir do próximo ano alimentos  no IFRN; Isso irá  fortalecer a zona rural de Santana, São Lourenço, Pindoba e irá se estender a Tabuleiro, Boqueirão e Brejo, era o que tenho para compartilhar; Na Ordem do Dia: Foi para votação o Projeto de Decreto nº 001/2019 CM, Que cria no âmbito do Município a comenda PEDRA DE ABELHAS, e os critérios para o processo de escolhas dos agraciados; o mesmo foi aprovado por Vereadores presentes. Na Hora da Comunidade: Ninguém se inscreveu. Nas Explicações Pessoais: Usaram da palavra os Vereadores: Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Marcos Aurélio Alves de Morais. E como não havia mais nada para o momento, a sessão foi encerrada. Eu________2º secretário, transcrevi a presente ata que vai assinada por mim, pelo presidente, e demais Vereadores presentes.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva. Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, em 10 de setembro de 2019.