por feg publicado 23/03/2021 09h52, última modificação 23/03/2021 09h52
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 03 DE MARÇO DE 2020.

Aos 03 dias do mês de Março do ano de 2020 (dois mil e vinte), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela, sob a presidência do senhor Vereador Ronaldo Luciano da Costa, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Djalma Laurindo da Silva Júnior, Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, Genilson Santana de Nogueira, Jânio Nilson Silveira Barra, Marcos Aurélio Alves de Morais, Max Iran de Morais, Pedro Alves Cabral Neto. Ausente o vereador Francisco Canindé de Menezes.  O Presidente declara aberta a Sessão, convidando o segundo secretário, para fazer a leitura da ata anterior, que depois de lida foi aprovada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente: Foram lidas as matérias em pauta: Comunicado Circular GSZM nº 02/2020 Brasília-DF, enviado a esta casa legislativa. Projeto de Lei nº 02/2020; autoriza o Poder Executivo, firmar convenio com órgãos Estaduais e Federais, na área da saúde para realização de exames oftalmológico em alunos da rede municipal de ensino. No Grande Expediente: Fez uso da palavra o Vereador Djalma Laurindo da Silva Junior, que iniciou agradecendo a Deus, cumprimentou o presidente, vereadores, assessor Joel Canela, a presença do presidente do sindicato; Duquinha, e demais presentes; Iniciou falando sobre a cobrança, que o vereador Max Iran, ficou de fazer no legislativo de Apodi, sobre a passagem do São Lourenço e Pindoba, para que as pessoas não fiquem sem acesso.  Falou sobre o trabalho da policia militar, parabenizando os mesmos pelo desempenho; Pediu apoio à população, sobre o desempenho e se conscientizar sobre a coleta de lixo, para que a cidade fique sempre limpa, ajudando o governo no trabalho nessa área; Falou sobre a politicagem em nosso município, levantando falso e trazendo discórdias, dizendo que Felipe Guerra precisa de políticos sérios e que trabalhem pelo bem do povo; Falou sobre o trabalho prestado pelo gestor Haroldo Ferreira, com bons médicos na saúde, bons professores, na área de pavimentação e social, e em todas as secretarias, trabalhando pelo bem estar do Município de Felipe Guerra; Parabenizando o Prefeito pelo seu aniversário no dia de amanhã (04-03-2020). Agradeceu sua participação. O Vereador Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal, cumprimentou o presidente, vereadores, presidente do Sindicato; Duquinha, amigos presentes; Iniciou falando da felicidade do sucesso de Pedro Igor, filho de agricultor, colando grau, parabenizava o mesmo pelo sucesso e com novas vitórias; Comentou sobre o carnaval, e falou que participou de vários eventos nas turmas, também visitou várias cidades juntamente com Joel Neto e Ronaldo, tendo a honra de visitar a cidade de Porto Alegre, se deparando com o retiro espiritual de vários jovens, das Igrejas de Cristo e Assembleia de Deus, e também, a força da capela de Nossa Senhora, fazendo a diferença; Disse que Felipe Guerra precisa ser tratada com amor. Agradeceu a oportunidade. O Vereador Jânio Nilson Silveira Barra, cumprimentou o presidente, Vereadores, demais presentes no plenário, e companheiros que assistem pelas redes sociais; Iniciou falando de um vídeo sobre a educação, explicando aos colegas; Disse que fez um Projeto de Lei, e deu entrada na casa, destinando recursos do Governo Estadual e Federal, para que o Município disponibilize de um oftalmologista para atender nas escolas, sem gerar despesas, e isso é muito importante, pois, irá ajudar aos pais de famílias que tem seus filhos precisando de uma consulta de vista, era o que tinha para compartilhar. Encerrou sua participação. O Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, cumprimentou o presidente da casa, vereadores, senhores presentes, ouvintes pelas redes sociais, amigos na plateia, agradeceu a Deus, por estar mais uma vez na sessão; Iniciou falando sobre o Projeto do Vereador Jânio Barra, parabenizando-o pela iniciativa; Compartilhou alguns assuntos com os colegas, falando sobre IPTU, tarifas e despesas; Lamentou o falecimento de um conterrâneo; Sobre a sessão passada, falou que tem mais gente inativo do que trabalhando, pois, a falta de emprego é bastante; Falou sobre a eleição municipal, ano passado com muitos candidatos e poucos partidos, esse ano inverteu, poucos candidatos e muitos partidos, explicando que a eleição municipal esta servindo de experiência; Ainda falou sobre a escolha dos candidatos, os prazos e as convenções, pedindo para terem cuidado ao falarem nas redes sociais, era o que tinha para falar. Agradeceu a oportunidade. O Vereador Max Iran de Morais, cumprimentou o presidente da casa, colegas vereadores, amigos presentes, e ouvintes das redes sociais; Iniciou falando que as sementes de milho, feijão e sorgo, chegou ao município, espera que os bancos de sementes façam as distribuições de imediato, para aproveitar as chuvas e melhorar a vida do agricultor; Sobre o relato do colega Djalma Junior, disse que a politicagem existe sim, pois, no ano eleitoral aparecem para manipular as pessoas; Falou que em 2017, cobrou a melhoria do chafariz da comunidade de Santana, como também, o desejo do vereador Marcos Aurélio, na internet foram taxados de irresponsáveis. Disse que o papel do vereador é cobrar, fiscalizar e buscar melhorias para o município. Agradeceu a oportunidade. Na Hora da Comunidade: Ninguém se inscreveu. Nas Explicações Pessoais: Fez uso da palavra o vereador: Francisco Ubiracy Feitosa Pascoal.  E como não havia mais nada para o momento, a sessão foi encerrada. Eu________2º secretário, transcrevi a presente ata, que vai assinada por mim, pelo presidente, e demais Vereadores presentes.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva. Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, em 03 de março de 2020.