por feg publicado 25/05/2022 09h49, última modificação 25/05/2022 09h49
ATA DA SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA MUNICIPAL DE FELIPE GUERRA/RN, EM 10 DE MAIO DE 2022.

Aos 10 (dias), do mês de maio do ano de 2022 (dois mil e vinte e dois), reuniram-se ordinariamente no palácio Vereador Joel Canela de Oliveira, sob a presidência do senhor Vereador Marcos Aurélio Alves de Morais, que ao constatar a presença dos senhores Vereadores: Evaldo Neres da Silva, Genilson Santana de Nogueira, Hudemberg Rocha de Oliveira, Luiza Pereira da Costa Neta, Marcio Rodrigo da Silva Morais, Max Iran de Morais, Pedro Alves Cabral Neto, Paulo Guilherme Gurgel Cardoso. O Presidente declara aberta a Sessão. Convidando o segundo secretário o Vereador Hudemberg Rocha de Oliveira para fazer a leitura da ata anterior que depois de lida foi aprovada por Vereadores presentes. No Pequeno Expediente:  Lida as matérias em pauta: Projeto de Lei nº 001/2022; Dispõe sobre a criação no âmbito do município de Felipe Guerra o ‘Dia Municipal das CaveRNas e do Carste, e da outras providências. Projeto de Lei nº 007/2022 GP, EMENTA: Autoriza o poder executivo a contratar por tempo determinado Farmacêutico/Bioquímico para atender as necessidades temporária de excepcional interesse público. Indicações nº 015, 016, 017/2022. Dos Vereadores: Evaldo Neres da Silva, Marcio Rodrigo da Silva Morais.  No Grande Expediente: Fez uso da palavra o Vereador Evaldo Neres da Silva; cumprimentou o presidente, Vereadores, Vereadora, pessoas que acompanham pelas redes sociais e em nome do desportista Emerson Pinheiro saudava a plateia. Iniciou pedindo aos Vereadores para analisar as suas Indicações com carinho em especial o calçamento do São Lourenço, pois irá beneficiar as demais localidades. Sobre a coleta do lixo nas comunidades a população tem sua parcela de culpa, mas com certeza o gestor não vai deixar de fazer a sua contribuição. Agradeceu sua fala. O Vereador Hudemberg Rocha de Oliveira; Saudou todos os presentes. Iniciou dizendo que algumas pessoas do sitio cote lhe procurou para pedir providencias ao secretário de obras sobre a passagem que liga a casa do senhor Laercio até o Arapuá, pois está intrafegável, lembrando que colega Genilson Santana já adiantou o assunto ao secretário e a sub secretária ficou de resolver essa situação, pois aquela comunidade é desassistida sobre esses serviços. Agradeceu sua fala. O Vereador Márcio Rodrigo da Silva Morais; Cumprimentou os Vereadores, a mesa diretora e os ouvintes que acompanham pelas redes sociais, folha potiguar, FM Boas Novas e Liberdade. Iniciou falando da sua luta como Vereador legitimado para trabalhar em prol do povo. Falou da viagem que fez a Natal juntamente com o Vereador Paulo Guilherme em busca de recursos para o município, pois existem sonhos a serem realizados, falando com a Deputada Carla Dickson, informou que os 250 mil reais destinado ao colégio municipal José do Patrocínio Barra está empenhado, faltando apenas o município elaborar de gasto para execução. Lembrou que em breve o wi-fi Brasil da comunidade do Arapuá, e os poços tubular de Suçuarana estará chegando. Falou sobre o acesso de suçuarana que não foi visto com bons olhos por outros gestores, pedia ao gestor atual para olhar com carinho essas situações, lembrando que há 12 dose anos entra muito dinheiro no município e nada é feito, citando exemplos de várias obras inacabadas; Agradeceu encerrando sua fala. O Vereador Max Iran de Morais; cumprimentou o presidente, Vereadores, internautas que acompanham pela folha potiguar e FMS local, funcionários da casa e plateia presente. Iniciou sua fala dizendo ser louvável a atitude de Evaldo em trazer a casa uma justificativa a respeito do lixão da zona rural e a problemática do lixão de Santana, pedindo ao gestor para fazer a retirada antes do açude sangrar, pois causará transtornos as famílias, disse que esse problema já passou por outros gestores chegando ao atual e precisa ser visto com bons olhos, pois a conscientização não chega aos moradores de Santana, tem o carro de Caraúbas para fazer a retirada, mas continuam a colocar o lixo lá. Falou que na cidade o mato está tomando conta nos terrenos baldios por seus donos não se preocupar em fazer a limpeza dizendo que o gestor pode tomar as providencias sobre isso. Disse que sobre as estradas não irá mais cobrar, só depois do inverno e que seja feito com material de boa qualidade. Comentou ainda sobre partidos e grupos políticos e que não é obrigado a aguentar certas situações, é Vereador independente conhece o trabalho de cada vereador, mas desafia a qualquer grupo ter feito um trabalho a mais que Max Morais, e vai dizer a verdade quando necessário, agradeceu sua participação. Na Ordem do Dia: Foi para votação as matérias em pauta: Projeto de Lei nº 006/2022; autoriza ao executivo municipal a contratar, mediante agentes de integração público e/ou privado, estágio de estudantes de graduação e cursos técnicos, no âmbito do município de Felipe Guerra na forma que especifica e da outras providencias, o referido foi aprovado por unanimidade acompanhado dos votos verbal das Comissões de Legislação Justiça e Redação Final e Comissão de Finanças e Orçamento da Gestão Financeira. Na Hora da Comunidade: Fez uso da palavra o Agente de Saúde o senhor Filho Medeiros, falando sobre a Dengue. Nas Explicações Pessoais: Fez uso o Vereador: Márcio Rodrigo da Silva Morais. O Presidente da casa Marcos Aurélio Alves de Morais agradeceu os Vereadores e a presença de todos convidando para a próxima sessão, e como não havia mais nada para o momento a sessão foi encerrada. Eu____________2º secretário transcrevi a presente ata que vai assinada por mim, pelo presidente e demais Vereadores presentes na sessão.

Sala das Sessões Vereador Domilson Crisóstomo da Silva. Câmara Municipal de Felipe Guerra/RN, em 10 de Maio de 2022.